Campofiorin Ripasso 2007 (Masi)

20111215-001243.jpg

A quarta feira chega completamente despretensiosa, meio de semana, como quem não quer nada. Na verdade ninguém espera nada de uma quarta feira. Mas é justamente quando esperamos pouco, ou quase nada, que nos surpreendemos. Caso do vinho desta quarta.

Fim de noite. Saída do trabalho às 20h.
“Que tal um vinho?”
“Só se for tinto.”

Eu estava completamente agoniada para o debut do primeiro tinto do blog. Preciso confessar que já tenho algumas avaliações na gaveta, mas num blog a gente espera algo além do “programadamente burocrático”. 😀

Eu sabia que o primeiro tinto seria italiano, tinha que ser. O despertar pelos vinhos tinha que iniciar também os tintos do blog.

Restrição: carta de vinhos do restaurante. Saída: fomos no menos obvio da carta. Um IGT, nada de DOCs ou DOCGs. Eu queria um Amarone mas como não deu (pretensão mode on)… Este é um vinho produzido pelo método “ripasso” de vinificação, onde o vinho comum é colocado nas cubas onde foram produzidos os Amarones e em contato com a borra sofrem uma segunda fermentação, a idéia é agregar algo da borra do grande Amarone ao vinho “normal”.

Vou dizer: nada a ver com o Amarone, apesar de receber as mesmas cepas (corvina, rodinella e molinara). Tem estágio em carvalho, o que lhe da alguma complexidade, mas na verdade degustamos um vinho bem jovem, de corpo médio. Acidez bastante acentuada para um vinho completando seu quinto aniversário, taninos equilibrados.

Eu fiquei receosa da harmonização com pizza (parma com mascarpone e quatro queijos) temendo o vinho se sobressair, mas vi um tinto extremamente vigoroso e aromático (dê tempo na taça a ele, ele é fechado a princípio) ser degustado e uma boa harmonização com a pizza, que seria pouco para um Amarone de verdade!

Resultado da noite: sorrisos, um brinde ao blog e mais um tinto para a lista das boas surpresas. Ok, ok. Talvez com contribuição da pizza, da música, do lugar… Enfim, mas vinho não é exatamente isso e tudo o mais? 😉

Salute!

*R$ 85, mistral.com.br

ITÁLIA