Novo curso: ABS/BA e Wine Academy

“O sommelier não precisa entender somente de vinhos, mas do serviço completo. Do aperitivo ao café.” José Santanita

Ontem teve início, em Salvador/BA, a primeira edição do curso de Sommelier Avançado, realizado pela ABS-Bahia e apoiado pela Wine Academy/Portugal. O curso tem duração de 6 meses, 120h de aulas teóricas e práticas.

Olha, se antes havia a apreensão, afinal de contas o aprendizado no mundo do vinho sempre gera aquela expectativa de “vou mesmo aprender?”, ontem ficou a sensação de que vai ser de fato uma grande experiência.

José Santanita conduz a turma com uma voz calma e carregada da sua experiência de vida ligada ao vinho, e uma didática ímpar. Sem qualquer afetação. Foca na história e no serviço do vinho com a mesma propriedade. E me pareceu gostar de questões polêmicas, o que sem dúvida aprimora o aprendizado!

A ABS-BA foi muito feliz ao escolher essa parceria para o curso de sommelier. Acredito que o respeito às tradições deve ser sempre o ponto de partida para qualquer aprendizado “progressista” no mundo dos vinhos.

Só posso resumir a noite de ontem com duas palavras: curiosidade e expectativa. E se existem duas palavras que fazem meus olhos brilhar são estas duas, juntas! 😉

Uma ideia sobre “Novo curso: ABS/BA e Wine Academy

  1. Pingback: Como guardar os vinhos | IN VINO VERITAS!

Comentários encerrados.