O primeiro de 2012: Barbaresco Prunotto DOCG 2005

Dia 31 de dezembro de 2011. Todos cheios de promessas (inclusive registradas e guardadas a sete chaves numa garrafa de espumante!) na expectativa de coisas boas. De mais e grandes surpresas.

O vinho da noite do dia 31/12 foi trazido por uma amiga que não podia ter escolhido melhor. Se a noite da virada representa o que será do próximo ano estaremos todos muito bem! 🙂

O vinho: Barbaresco Prunotto DOCG 2005

Minha queda por vinhos italianos é um fato, e não posso negar. A começar pela cor, um granada com reflexos alaranjados. Ao servir um vinho do Piemonte é isso que vemos!

O Barbaresco assim como o “irmão mais potente”, o Barolo, é um vinho do Piemonte, elaborado com a nebbiolo, que carrega o peso desses dois clássicos italianos. A grande diferença na elaboração dos dois está no tempo de envelhecimento em carvalho, maior no Barolo.

Os vinhos italianos têm sempre uma grande surpresa. Nunca são exatamente o que se espera deles. Esse Barbaresco de 2005, já com seis anos, mostrou que ainda espera pelo menos mais dois anos de guarda. Tânico, muito tânico, como a essência de vinhos “jovens” produzidos com a nebbiolo. De corpo médio, acidez equilibrada, taninos agressivos, aromas de frutas vermelhas e tostado, final persistente: um grande vinho. Com a complexidade que se espera destes rótulos. É um vinho que faz “meu tipo”, definitivamente. Os (bons) vinhos italianos nunca são óbvios, nunca. Meu trabalho agora é imaginar este vinho daqui 2/3 anos quando os taninos estiverem mais macios…

Quebrei a cabeça pra saber com o que melhor harmonizaria. Como devoradora de parma que sou insisti nele, mesmo sabendo que não funciona: alimento muito salgado com vinho muito tânico não rola… Como não havia nada suculento o suficiente para contrabalancear a tanicidade do vinho acredito que o melhor foi mesmo degustá-lo sozinho.

Depois foi só fartura. Fartura de comida, de bebidas e de boas risadas!

O Barbaresco foi o grande da noite. De uma grande noite, com grandes amigos e grandes promessas!

E que venha 2012!

*R$ 139 (Lacomex, Recife/PE)

ITÁLIA