Dunamis Tom Rosé 2011

Recebi este vinho da assessoria de imprensa da vinícola Dunamis e realmente nao conhecia (aquela velha dificuldade em ter acesso aos vinhos daqui…).

O rosé é um vinho extremamente adequado ao calor que anda fazendo, e são vinhos que me agradam muito. Tanto pelas possibilidades de harmonização, quanto pelo clima que está propício a vinhos mais leves.

Este é sem dúvidas mais um bom rosé nacional que faz frente orgulhosamente aos famosos de provence. Elaborado com cabernet sauvignon, na taça tem uma cor que adoro: nem tão intensa quando alguns rosés do “novo mundo”, mas que nos diferencia dos franceses, que são mais para salmão do que verdadeiramente rosados. No nariz aromas de frutas brancas e um pouco de framboesa. O álcool (12 graus) apareceu um pouco no nariz, mas ele foi servido a uma temperatura ligeiramente mais alta (erro meu!). No geral os aromas são bastante elegantes. Já na boca tem um ótimo ataque, em nada se sente o álcool, o frescor é o mais marcante com a boa persistência final. Definitivamente um ótimo rosé, não só para harmonizações com frutos do mar mas, por que não, substituindo a cerveja sob o sol. É um vinho que, apesar da gradação considerável, se bebe muito fácil.

Minha crítica vai para a rolha, que nao consegui identificar o material sintético esponjoso do qual é feita e que fez vazar um pouco do vinho, guardado deitado em minha adega. Felizmente nao houve qualquer comprometimento. Talvez a screllcap funcione melhor. Fica a observação, quem sabe para as próximas safras.

Só posso terminar este post confessando que, até agora, os rosés nacionais me encantam muito mais do que os de Provence. E aí é opinião pessoal mesmo. Ponto pro Brasil! 😉

* R$ 25 em diversas lojas do Rio Grande do Sul

BRASIL

Uma ideia sobre “Dunamis Tom Rosé 2011

  1. ola!
    FUGA P/ A TERRINHA…OU P/ LEMBRAR O GALO ( DE FLORES DA CUNHA)…
    PERFEITO TEU COMENTARIO SOBRE OS “RISES” DA TERRA.
    A DUNAMIS E UMA VINICOLA JOVEM, LOCALIZADA EM DON PEDRITO, FORA DA SERRA GAUCHA …VALE A PENA TB DEGUSTAR O PINOT.
    A GRANDE CARACTERISTICA DESTA VINICOLA SÃO OS VINHOS TRANQUILOS.
    A PROPRIA APRESENTAÇÃO (ROTULOS), REVELA O ESPIRITO JOVEM E DESCONTRAIDO Q/ SE PODE ENCONTRAR ” DENTRO” DAS GARRAFAS…

Comentários encerrados.