Ótimo Shiraz Australiano

20120323-114451.jpg

A syrah é uma casta que muito me agrada. Tem a carga aromática que tanto adoro e personalidade em prova. Pensar em carnes na brasa sempre me levam a pensar num bom syrah jovem. A combinação é quase sempre muito boa.

O vinho: Heartland Shiraz – Langhorne Creek/Limestone Coast 2008

Este foi escolhido em meio a uma carta de vinhos (quilométrica!) do Figueira Rubaiyat (SP). Eu vi a carta e nao fiquei feliz, tive raiva. Separados por país, e não por tipo, tem até índice de tão grande. Uma enorme sacanagem com o consumidor em geral. Vários vinhos riscados, que nao estavam disponíveis, tornando o passar de folhas um martírio. Uma espécie de “livro de vinhos” totalmente despropositado para um restaurante tão bom. Mas enfim, pra mim foi fácil definir o país, mas imagino que em muita gente dar até preguiça…

A opção de carne ao ponto e suculenta casou perfeitamente com esse syrah de muita elegância. Uma profusão de aromas em taça, frutas negras e vermelhas maduras, chocolate, especiarias. Em boca taninos redondos e ótima acidez, bom corpo e uma certa complexidade no retrogosto que muito me agrada. Esse vinho é o estilo “novo mundo” dos que mais me agradam. Merecidas 4 taças!

* R$ 73, www.grandcru.com.br

AUSTRÁLIA